As razões do projeto Nósside e sua estratégia planetária

  • Home
  • As razões do projeto Nósside e sua estratégia planetária
06 mai

As razões do projeto Nósside e sua estratégia planetária

O Prêmio Mundial Nósside, Plurilinguístico e Multimedial,  é o único concurso global para uma obra inédita e jamais premiada no mundo,  sem fronteiras de línguas e de formas de comunicação e faz parte do Diretório Mundial de Poesia da Unesco.

O NÓSSIDE 

  • é um Projeto global  fundado em 1983 e dedicado à poetisa Nósside de Locri, do século III a.C.; tem por logo uma obra do mestre futurista Umberto Boccioni, de Reggio Calábria, inspirada no mundo grego clássico e se adorna de uma preciosa criação em prata executada pelo ourives Gerardo Sacco, de Crotone, para o Vencedor Absoluto;
  • é o resultado de uma estratégia cultural apoiada sobre duas identidades :
  • o plurilinguismo , com cinco línguas oficiais do Prêmio (italiano, inglês, espanhol, francês e português) e abertura às demais línguas do mundo promovendo sua digna paridade entre nacionais, originárias, minoritárias e dialetos;
  • a multimedialidade , com o acesso ao imaginário poético nas suas diversas formas de expressão. É a antiga magia da palavra na Poesia Escrita, fascínio da imagem de vídeo e da computação gráfica na Poesia em Vídeo, sugestão da música ladeada pela palavra na Poesia em Música (Canção de autor);

  SUA CONSTANTE ASCENSÃO (em 37 Edições participantes de 104 Paises em mais de 150 linguas) é o resultado da sua estratégia:

  • é o fruto do método de transparência na seleção dos premiados (o Júri recebe as obras dos concorrentes identificadas por números), o que garante igual oportunidade  a todos os poetas sem distinção de nação ou continente, língua, cultura, raça, religião, idade;
  • é o êxito de um intenso trabalho de equipe que vive o Projeto como um laboratório permanente. A alma deste laboratório é o Centro de Estudos Bosio, de Reggio Calábria (um dos membros italianos da Aliança Global UNESCO para a diversidade cultural). Ampliou-se com o passar dos anos tornando-se uma organização cada vez mais cosmopolita, com uma rede de Delegados e Colaboradores presentes em várias partes do mundo, com os Vencedores Absolutos nomeados Embaixadores do Nósside e os componentes do  Júri Internacional.

  O Nósside vive exclusivamente sobre a total gratuidade do compromisso dos dirigentes, colaboradores e componentes do Júri, sobre o autofinanciamento concentrado em Doações particulares individuais, associações e empresas e sobre iniciativas da Coleta de Fundos (Fund Raising). Um desafio árduo,  considerando a dimensão global do Projeto.

  O PROJETO NÓSSIDE tem feito da PROTEÇÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO PLANETA A SUA BANDEIRA, testemunhando com sua coerência, a constante evolução e a sempre mais ampla difusão em todos os continentes promovendo a riqueza e a diversidade de encontro paritário entre as várias línguas, independentemente de quão grandes sejam as línguas mais difundidas mesmo porque devam elas sua adoção aos universos conceituais de línguas ainda que menores.

O Nósside não excluiu de seu seio as grandes línguas mais difundidas. Decidiu principalmente usá-las para permitir às línguas dos povos nativos, das minoranças e aos dialetos sairem da condição de marginalizadas para globalizarem o conhecimento dos tesouros das culturas e comunicação que representam.

O Nósside praticou pois uma globalização alternativa àquela do pensamento único e da língua única. Uma globalização positiva que tende a exaltar, proteger e valorizar a diversidade linguística no planeta Terra antes que desapareça.

Pasquale Amato
Presidente Fundador do Prêmio Mundial de Poesia Nósside
Historiador,  Docente de História da Europa Contemporanea
na Universidade para Estrangeiros “Dante Alighieri” de Reggio Calábria


Entrevista de Santo Strati e Olindo D'agostino com Pasquale Amato, Presidente Fundador do Prêmio Mundial de Poesia Nósside, em relação à conclusão da XXXIV Edição

Pasquale Amato delineia e esclarece nesta entrevista a estratégia original que tornou promissora a iniciativa do Projeto cultural Nósside. O Prêmio Mundial de Poesia leva este nome em homenagem à grande poetisa magnogrega de Locri, sendo o único concurso global para poesia inédita sem fronteiras de línguas e de formas de comunicação, nascido e organizado em Reggio Calábria e que vive em todo o mundo. Dele já participaram até o momento 1983 poetas de 99 países em mais de 135 línguas e dialetos. Carrega pelo mundo a imagem positiva de uma grande história, reforçada pelo logo do grande futurista Umberto Boccioni e pela participação criativa do grande ourives crotonês Gerardo Sacco.

Desde 1999 a estrada do Prêmio Nósside começa na Feira Internacional do Livro de Havana, em Cuba, e desde 2015 se encerra na última sexta-feira de novembro no esplêndido Museu Arqueológico Nacional de Reggio Calábria, ao lado dos magníficos Bronzes de Riace e de Porticello.

PS. Pasquale Amato: Agradeço, para gravação desta entrevista, a gentil hospitalidade do Chefe Filippo Cogliandro em sua Academia Gourmet de Reggio Calábria e ao jornalista Santo Strati pela gravação e criativa montagem.